PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Dentre os órgãos colegiados ou de gestão, está incluído o Conselho de Classe. Assinale nas alternativas abaixo aquela que corresponde à definição desse órgão.
Órgão central ao qual as escolas devem prestar todas as contas e melhorias realizadas no estabelecimento.
Órgão que torna oportuno o incentivo à participação da família na escola, não apenas em eventos festivos mas para discutir, refletir e buscar soluções para os problemas da escola.
Instância colegiada que deve representar um apoio, uma estratégia de ação, na qual todos se reúnem tendo em vista a melhoria nos resultados do processo de ensino.
Organização colegiada constituída por alunos e que busca leva-los a aprender a ler criticamente o seu mundo, conhecer e reivindicar seus direitos, cumprir conscientemente os seus deveres e aprender a ser cidadão.
Órgão concebido como “local de debate e tomada de decisões” (VEIGA, 2001, p. 115). Considerado também como canal de participação e instrumento de gestão da própria escola.
Com base no que foi estudado sobre currículo vimos que existe um currículo que permeia o ambiente escolar na vivência de valores que não estão expressos, não ditos, criando as formas de relacionamento, poder e convivência. Este currículo é denominado:
currículo formal
currículo oculto
currículo em ação
currículo mínimo
currículo oficial
Existem várias formas de compor os currículos. Mas os Parâmetros e Diretrizes Curriculares Nacionais e as formas fragmentadas muito dominantes na educação brasileira, precisam aos poucos serem substituídas por uma nova perspectiva. Dentre as alternativas abaixo, assinale quais as perspectivas que precisam ser superadas na organização curricular das escolas.
Transdisciplinar
Multidisciplinar ou pluridisciplinar
Interdisciplinar
Progressista
Tradicional
Ângela é professora do quinto ano na Escola Estadual Novo Tempo e também no Colégio Professor Tarciso Masetto, uma escola da rede particular da cidade onde mora. Por coincidência as reuniões de planejamento das duas escolas, foram marcadas nos mesmos dias no calendário escolar. Ângela no início tentou se dividir entre as duas escolas, mas como estava impossível, resolveu participar apenas das reuniões da escola particular pedindo a uma amiga da escola pública, que repassasse a ela as decisões tomadas ali.
Quando questionada sobre o motivo de ter realizado essa escolha, alegou que o Colégio Tarciso Masetto era particular, que havia uma exigência muito grande dos pais e alunos e ainda poderia perder o emprego por não ter estabilidade e ser contratada, diferentemente da Escola Estadual Novo Tempo, onde tinha um cargo efetivo.
O comportamento da professora Ângela (fictícia) muitas vezes pode ser presenciado na realidade de nossas escolas. Esse comportamento refere-se a um dos entraves à concretização do PPP.
Assinale dentre as alternativas abaixo a que corresponde ao entrave a que a situação nos remete.
A falta de compromisso ético com a escola pública de boa qualidade, bem como a falta de entusiasmo, esperança e utopia no exercício da docência.
A efemeridade, a falta de densidade e de vínculo nas interações do grupo.
Falta de condições econômicas, físicas e emocionais dos professores para pesquisa, leitura e atualizações.
A dificuldade em manter a coerência entre o sonho e a realidade da escola.
Falta de conhecimento e de consciência clara para a maioria dos educadores sobre a importância e o significado do projeto político pedagógico.
O grupo de professores, profissionais técnico-administrativos, alunos e pais da Escola Salto para o Futuro, entusiasmados com a oportunidade de construir a proposta pedagógica da escola em forma de um projeto político-pedagógico, organizou-se em prol de levantar o ato situacional da escola, realizar um diagnóstico que pudesse descrever a realidade na qual a escola está inserida, tanto sócio-política, econômica, quanto educacional e ocupacional. Para tal, decidiram realizar as seguintes atividades:
(I) reuniões com os pais dos alunos mais fracos para entender o porquê do baixo rendimento a fim de levantar uma proposta para melhorar o índice da escola nas avaliações sistêmicas;
(II) levantamento dos recursos materiais e financeiros; análise do espaço físico da escola; consulta aos dados do IBGE e da prefeitura sobre a situação socioeconômica da comunidade;
(III) visitas ao bairro onde está situada a escola para levantamento da realidade e do pluralismo cultural; reuniões com a comunidade escolar para elencar o que é prioritário para a escola;
(IV) encaminhamento dos dados levantados aos órgãos educacionais centrais, para que eles tomem as providências para prover a escola de recursos que estão faltando; adoção de avaliações específicas para os alunos com baixo rendimento;
(V) criação de um grupo de trabalho responsável por trazer as diferentes concepções de currículo e de aprendizagem; análise dos dados da escola em termos de evasão e repetência; reflexão em torno dos planos de trabalho e planos de ensino de anos anteriores
Dessas atividades, aquelas que estão corretas em razão dos eixos norteadores de construção do projeto político-pedagógico são:
apenas as atividades II, III, IV e V, estão corretas
apenas as atividades descritas nos itens II, III e V, estão corretas
apenas as atividades I e IV, estão corretas
todas as atividades que foram realizadas estão corretas
nenhuma das atividades realizadas estão coerentes com a proposta de construção do projeto político-pedagógico
Dentre os princípios apresentados por Veiga (1997), temos o princípio da liberdade. Assinale dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta o conceito desse princípio.
Possibilidade de acesso e permanência da classe popular na escola.
É algo que se experimenta em situação e esta é uma articulação de limites e possibilidades. É uma experiência de educadores e constrói-se na vivência coletiva, interpessoal.
Ampla participação dos representantes dos diferentes segmentos da escola.
“Habilidade de manejar meios, instrumentos, formas, técnicas, procedimentos diante dos desafios do desenvolvimento”. (DEMO, 1994, p.14)
O significado remete-nos para regras e orientações criadas pelos próprios sujeitos da ação educativa, sem imposições externas.
Nas alternativas abaixo, encontramos o significando dos princípios fundamentais para a elaboração do projeto político-pedagógico e da escola pública, democrática e de qualidade que nos foram apresentados por Veiga (1997). Dentre eles assinale aquele que corresponde ao que significa o princípio da igualdade.
Implica duas dimensões indissociáveis: a formal ou técnica e a política. Uma não está subordinada á outra; cada uma delas tem perspectivas próprias.
Ela exige uma ruptura histórica na prática administrativa da escola, com o enfrentamento das questões de exclusão e reprovação e da não permanência do aluno na sala de aula, o que vem provocando a marginalização das classes populares.
Significa condições de acesso e permanência na escola. Requer mais que a expansão quantitativa de ofertas, requer ampliação do atendimento com simultânea manutenção da qualidade.
Deve ser considerada como liberdade para aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a arte e o saber direcionados para uma intencionalidade definida coletivamente.
Refere-se à melhoria na formação de professores (inicial ou continuada), nas condições de trabalho, como recursos físicos e materiais, número de alunos por turma, remuneração do professor, como elementos indispensáveis à profissionalização do magistério.
Segundo Veiga (1997, p. 22-23) os componentes do projeto político-pedagógico envolvem, pelo menos, sete elementos constitutivos. Dentre as alternativas abaixo coloque V para aquele que pertence a esses 7 elementos e F para aquele que não pertence.
( ) Currículo
( ) Tempo escolar
( ) Avaliação
( ) Processo decisório
( ) Relações de trabalho
A sequência correta está contida na alternativa:
F, F, V, F, F
F, F, V, V, F
V, V, V, V, V
V, V, F, V, V
V, V, V, V, F
Nas alternativas abaixo, trazemos a definição dos pressupostos que norteiam o projeto político-pedagógico. Assinale a alternativa que corresponde à definição de pressupostos filosófico-sociológicos.
Levam em conta que o conhecimento é construído e transformado coletivamente, devendo esse processo pautar-se na socialização e democratização do saber. O conhecimento escolar não é simplesmente uma adequação do conhecimento científico à faixa etária e interesse do aluno, mas é um processo de produção e divulgação de novos conhecimentos que levam em conta todas as suas dimensões.
Item importante na constituição do documento que abrangerá às formas de transmissão e de assimilação e expressará uma dada cultura, não sendo um instrumento neutro.
Corresponde à estrutura administrativa, pedagógica e financeira da escola.
Trata-se de um processo articulador das relações sociais, culturais e educacionais.
É a forma de trazer o conhecimento para a sala de aula e a sala de aula de encontro ao conhecimento. É ter uma concepção de educação com foco na aprendizagem e não apenas no ensino tradicional.
Dando continuidade às nossas reflexões sobre o Projeto Político-Pedagógico como instrumento que contribui para uma gestão democrática, respondam: para que o Projeto Político-Pedagógico possa constituir-se verdadeiramente como instrumento de transformação dessa escola, deverá ser uma:
Órgão central ao qual as escolas devem prestar todas as contas e melhorias realizadas no estabelecimento.
Órgão que torna oportuno o incentivo à participação da família na escola, não apenas em eventos festivos mas para discutir, refletir e buscar soluções para os problemas da escola.
Instância colegiada que deve representar um apoio, uma estratégia de ação, na qual todos se reúnem tendo em vista a melhoria nos resultados do processo de ensino.
Organização colegiada constituída por alunos e que busca leva-los a aprender a ler criticamente o seu mundo, conhecer e reivindicar seus direitos, cumprir conscientemente os seus deveres e aprender a ser cidadão.
Órgão concebido como “local de debate e tomada de decisões” (VEIGA, 2001, p. 115). Considerado também como canal de participação e instrumento de gestão da própria escola.
Com base no que foi estudado sobre currículo vimos que existe um currículo que permeia o ambiente escolar na vivência de valores que não estão expressos, não ditos, criando as formas de relacionamento, poder e convivência. Este currículo é denominado:
currículo formal
currículo oculto
currículo em ação
currículo mínimo
currículo oficial
Existem várias formas de compor os currículos. Mas os Parâmetros e Diretrizes Curriculares Nacionais e as formas fragmentadas muito dominantes na educação brasileira, precisam aos poucos serem substituídas por uma nova perspectiva. Dentre as alternativas abaixo, assinale quais as perspectivas que precisam ser superadas na organização curricular das escolas.
Transdisciplinar
Multidisciplinar ou pluridisciplinar
Interdisciplinar
Progressista
Tradicional
Ângela é professora do quinto ano na Escola Estadual Novo Tempo e também no Colégio Professor Tarciso Masetto, uma escola da rede particular da cidade onde mora. Por coincidência as reuniões de planejamento das duas escolas, foram marcadas nos mesmos dias no calendário escolar. Ângela no início tentou se dividir entre as duas escolas, mas como estava impossível, resolveu participar apenas das reuniões da escola particular pedindo a uma amiga da escola pública, que repassasse a ela as decisões tomadas ali.
Quando questionada sobre o motivo de ter realizado essa escolha, alegou que o Colégio Tarciso Masetto era particular, que havia uma exigência muito grande dos pais e alunos e ainda poderia perder o emprego por não ter estabilidade e ser contratada, diferentemente da Escola Estadual Novo Tempo, onde tinha um cargo efetivo.
O comportamento da professora Ângela (fictícia) muitas vezes pode ser presenciado na realidade de nossas escolas. Esse comportamento refere-se a um dos entraves à concretização do PPP.
Assinale dentre as alternativas abaixo a que corresponde ao entrave a que a situação nos remete.
A falta de compromisso ético com a escola pública de boa qualidade, bem como a falta de entusiasmo, esperança e utopia no exercício da docência.
A efemeridade, a falta de densidade e de vínculo nas interações do grupo.
Falta de condições econômicas, físicas e emocionais dos professores para pesquisa, leitura e atualizações.
A dificuldade em manter a coerência entre o sonho e a realidade da escola.
Falta de conhecimento e de consciência clara para a maioria dos educadores sobre a importância e o significado do projeto político pedagógico.
O grupo de professores, profissionais técnico-administrativos, alunos e pais da Escola Salto para o Futuro, entusiasmados com a oportunidade de construir a proposta pedagógica da escola em forma de um projeto político-pedagógico, organizou-se em prol de levantar o ato situacional da escola, realizar um diagnóstico que pudesse descrever a realidade na qual a escola está inserida, tanto sócio-política, econômica, quanto educacional e ocupacional. Para tal, decidiram realizar as seguintes atividades:
(I) reuniões com os pais dos alunos mais fracos para entender o porquê do baixo rendimento a fim de levantar uma proposta para melhorar o índice da escola nas avaliações sistêmicas;
(II) levantamento dos recursos materiais e financeiros; análise do espaço físico da escola; consulta aos dados do IBGE e da prefeitura sobre a situação socioeconômica da comunidade;
(III) visitas ao bairro onde está situada a escola para levantamento da realidade e do pluralismo cultural; reuniões com a comunidade escolar para elencar o que é prioritário para a escola;
(IV) encaminhamento dos dados levantados aos órgãos educacionais centrais, para que eles tomem as providências para prover a escola de recursos que estão faltando; adoção de avaliações específicas para os alunos com baixo rendimento;
(V) criação de um grupo de trabalho responsável por trazer as diferentes concepções de currículo e de aprendizagem; análise dos dados da escola em termos de evasão e repetência; reflexão em torno dos planos de trabalho e planos de ensino de anos anteriores
Dessas atividades, aquelas que estão corretas em razão dos eixos norteadores de construção do projeto político-pedagógico são:
apenas as atividades II, III, IV e V, estão corretas
apenas as atividades descritas nos itens II, III e V, estão corretas
apenas as atividades I e IV, estão corretas
todas as atividades que foram realizadas estão corretas
nenhuma das atividades realizadas estão coerentes com a proposta de construção do projeto político-pedagógico
Dentre os princípios apresentados por Veiga (1997), temos o princípio da liberdade. Assinale dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta o conceito desse princípio.
Possibilidade de acesso e permanência da classe popular na escola.
É algo que se experimenta em situação e esta é uma articulação de limites e possibilidades. É uma experiência de educadores e constrói-se na vivência coletiva, interpessoal.
Ampla participação dos representantes dos diferentes segmentos da escola.
“Habilidade de manejar meios, instrumentos, formas, técnicas, procedimentos diante dos desafios do desenvolvimento”. (DEMO, 1994, p.14)
O significado remete-nos para regras e orientações criadas pelos próprios sujeitos da ação educativa, sem imposições externas.
Nas alternativas abaixo, encontramos o significando dos princípios fundamentais para a elaboração do projeto político-pedagógico e da escola pública, democrática e de qualidade que nos foram apresentados por Veiga (1997). Dentre eles assinale aquele que corresponde ao que significa o princípio da igualdade.
Implica duas dimensões indissociáveis: a formal ou técnica e a política. Uma não está subordinada á outra; cada uma delas tem perspectivas próprias.
Ela exige uma ruptura histórica na prática administrativa da escola, com o enfrentamento das questões de exclusão e reprovação e da não permanência do aluno na sala de aula, o que vem provocando a marginalização das classes populares.
Significa condições de acesso e permanência na escola. Requer mais que a expansão quantitativa de ofertas, requer ampliação do atendimento com simultânea manutenção da qualidade.
Deve ser considerada como liberdade para aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a arte e o saber direcionados para uma intencionalidade definida coletivamente.
Refere-se à melhoria na formação de professores (inicial ou continuada), nas condições de trabalho, como recursos físicos e materiais, número de alunos por turma, remuneração do professor, como elementos indispensáveis à profissionalização do magistério.
Segundo Veiga (1997, p. 22-23) os componentes do projeto político-pedagógico envolvem, pelo menos, sete elementos constitutivos. Dentre as alternativas abaixo coloque V para aquele que pertence a esses 7 elementos e F para aquele que não pertence.
( ) Currículo
( ) Tempo escolar
( ) Avaliação
( ) Processo decisório
( ) Relações de trabalho
A sequência correta está contida na alternativa:
F, F, V, F, F
F, F, V, V, F
V, V, V, V, V
V, V, F, V, V
V, V, V, V, F
Nas alternativas abaixo, trazemos a definição dos pressupostos que norteiam o projeto político-pedagógico. Assinale a alternativa que corresponde à definição de pressupostos filosófico-sociológicos.
Levam em conta que o conhecimento é construído e transformado coletivamente, devendo esse processo pautar-se na socialização e democratização do saber. O conhecimento escolar não é simplesmente uma adequação do conhecimento científico à faixa etária e interesse do aluno, mas é um processo de produção e divulgação de novos conhecimentos que levam em conta todas as suas dimensões.
Item importante na constituição do documento que abrangerá às formas de transmissão e de assimilação e expressará uma dada cultura, não sendo um instrumento neutro.
Corresponde à estrutura administrativa, pedagógica e financeira da escola.
Trata-se de um processo articulador das relações sociais, culturais e educacionais.
É a forma de trazer o conhecimento para a sala de aula e a sala de aula de encontro ao conhecimento. É ter uma concepção de educação com foco na aprendizagem e não apenas no ensino tradicional.
Dando continuidade às nossas reflexões sobre o Projeto Político-Pedagógico como instrumento que contribui para uma gestão democrática, respondam: para que o Projeto Político-Pedagógico possa constituir-se verdadeiramente como instrumento de transformação dessa escola, deverá ser uma:
currículo formal
currículo oculto
currículo em ação
currículo mínimo
currículo oficial
Existem várias formas de compor os currículos. Mas os Parâmetros e Diretrizes Curriculares Nacionais e as formas fragmentadas muito dominantes na educação brasileira, precisam aos poucos serem substituídas por uma nova perspectiva. Dentre as alternativas abaixo, assinale quais as perspectivas que precisam ser superadas na organização curricular das escolas.
Transdisciplinar
Multidisciplinar ou pluridisciplinar
Interdisciplinar
Progressista
Tradicional
Ângela é professora do quinto ano na Escola Estadual Novo Tempo e também no Colégio Professor Tarciso Masetto, uma escola da rede particular da cidade onde mora. Por coincidência as reuniões de planejamento das duas escolas, foram marcadas nos mesmos dias no calendário escolar. Ângela no início tentou se dividir entre as duas escolas, mas como estava impossível, resolveu participar apenas das reuniões da escola particular pedindo a uma amiga da escola pública, que repassasse a ela as decisões tomadas ali.
Quando questionada sobre o motivo de ter realizado essa escolha, alegou que o Colégio Tarciso Masetto era particular, que havia uma exigência muito grande dos pais e alunos e ainda poderia perder o emprego por não ter estabilidade e ser contratada, diferentemente da Escola Estadual Novo Tempo, onde tinha um cargo efetivo.
O comportamento da professora Ângela (fictícia) muitas vezes pode ser presenciado na realidade de nossas escolas. Esse comportamento refere-se a um dos entraves à concretização do PPP.
Assinale dentre as alternativas abaixo a que corresponde ao entrave a que a situação nos remete.
A falta de compromisso ético com a escola pública de boa qualidade, bem como a falta de entusiasmo, esperança e utopia no exercício da docência.
A efemeridade, a falta de densidade e de vínculo nas interações do grupo.
Falta de condições econômicas, físicas e emocionais dos professores para pesquisa, leitura e atualizações.
A dificuldade em manter a coerência entre o sonho e a realidade da escola.
Falta de conhecimento e de consciência clara para a maioria dos educadores sobre a importância e o significado do projeto político pedagógico.
O grupo de professores, profissionais técnico-administrativos, alunos e pais da Escola Salto para o Futuro, entusiasmados com a oportunidade de construir a proposta pedagógica da escola em forma de um projeto político-pedagógico, organizou-se em prol de levantar o ato situacional da escola, realizar um diagnóstico que pudesse descrever a realidade na qual a escola está inserida, tanto sócio-política, econômica, quanto educacional e ocupacional. Para tal, decidiram realizar as seguintes atividades:
(I) reuniões com os pais dos alunos mais fracos para entender o porquê do baixo rendimento a fim de levantar uma proposta para melhorar o índice da escola nas avaliações sistêmicas;
(II) levantamento dos recursos materiais e financeiros; análise do espaço físico da escola; consulta aos dados do IBGE e da prefeitura sobre a situação socioeconômica da comunidade;
(III) visitas ao bairro onde está situada a escola para levantamento da realidade e do pluralismo cultural; reuniões com a comunidade escolar para elencar o que é prioritário para a escola;
(IV) encaminhamento dos dados levantados aos órgãos educacionais centrais, para que eles tomem as providências para prover a escola de recursos que estão faltando; adoção de avaliações específicas para os alunos com baixo rendimento;
(V) criação de um grupo de trabalho responsável por trazer as diferentes concepções de currículo e de aprendizagem; análise dos dados da escola em termos de evasão e repetência; reflexão em torno dos planos de trabalho e planos de ensino de anos anteriores
Dessas atividades, aquelas que estão corretas em razão dos eixos norteadores de construção do projeto político-pedagógico são:
apenas as atividades II, III, IV e V, estão corretas
apenas as atividades descritas nos itens II, III e V, estão corretas
apenas as atividades I e IV, estão corretas
todas as atividades que foram realizadas estão corretas
nenhuma das atividades realizadas estão coerentes com a proposta de construção do projeto político-pedagógico
Dentre os princípios apresentados por Veiga (1997), temos o princípio da liberdade. Assinale dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta o conceito desse princípio.
Possibilidade de acesso e permanência da classe popular na escola.
É algo que se experimenta em situação e esta é uma articulação de limites e possibilidades. É uma experiência de educadores e constrói-se na vivência coletiva, interpessoal.
Ampla participação dos representantes dos diferentes segmentos da escola.
“Habilidade de manejar meios, instrumentos, formas, técnicas, procedimentos diante dos desafios do desenvolvimento”. (DEMO, 1994, p.14)
O significado remete-nos para regras e orientações criadas pelos próprios sujeitos da ação educativa, sem imposições externas.
Nas alternativas abaixo, encontramos o significando dos princípios fundamentais para a elaboração do projeto político-pedagógico e da escola pública, democrática e de qualidade que nos foram apresentados por Veiga (1997). Dentre eles assinale aquele que corresponde ao que significa o princípio da igualdade.
Implica duas dimensões indissociáveis: a formal ou técnica e a política. Uma não está subordinada á outra; cada uma delas tem perspectivas próprias.
Ela exige uma ruptura histórica na prática administrativa da escola, com o enfrentamento das questões de exclusão e reprovação e da não permanência do aluno na sala de aula, o que vem provocando a marginalização das classes populares.
Significa condições de acesso e permanência na escola. Requer mais que a expansão quantitativa de ofertas, requer ampliação do atendimento com simultânea manutenção da qualidade.
Deve ser considerada como liberdade para aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a arte e o saber direcionados para uma intencionalidade definida coletivamente.
Refere-se à melhoria na formação de professores (inicial ou continuada), nas condições de trabalho, como recursos físicos e materiais, número de alunos por turma, remuneração do professor, como elementos indispensáveis à profissionalização do magistério.
Segundo Veiga (1997, p. 22-23) os componentes do projeto político-pedagógico envolvem, pelo menos, sete elementos constitutivos. Dentre as alternativas abaixo coloque V para aquele que pertence a esses 7 elementos e F para aquele que não pertence.
( ) Currículo
( ) Tempo escolar
( ) Avaliação
( ) Processo decisório
( ) Relações de trabalho
A sequência correta está contida na alternativa:
F, F, V, F, F
F, F, V, V, F
V, V, V, V, V
V, V, F, V, V
V, V, V, V, F
Nas alternativas abaixo, trazemos a definição dos pressupostos que norteiam o projeto político-pedagógico. Assinale a alternativa que corresponde à definição de pressupostos filosófico-sociológicos.
Levam em conta que o conhecimento é construído e transformado coletivamente, devendo esse processo pautar-se na socialização e democratização do saber. O conhecimento escolar não é simplesmente uma adequação do conhecimento científico à faixa etária e interesse do aluno, mas é um processo de produção e divulgação de novos conhecimentos que levam em conta todas as suas dimensões.
Item importante na constituição do documento que abrangerá às formas de transmissão e de assimilação e expressará uma dada cultura, não sendo um instrumento neutro.
Corresponde à estrutura administrativa, pedagógica e financeira da escola.
Trata-se de um processo articulador das relações sociais, culturais e educacionais.
É a forma de trazer o conhecimento para a sala de aula e a sala de aula de encontro ao conhecimento. É ter uma concepção de educação com foco na aprendizagem e não apenas no ensino tradicional.
Dando continuidade às nossas reflexões sobre o Projeto Político-Pedagógico como instrumento que contribui para uma gestão democrática, respondam: para que o Projeto Político-Pedagógico possa constituir-se verdadeiramente como instrumento de transformação dessa escola, deverá ser uma:
Transdisciplinar
Multidisciplinar ou pluridisciplinar
Interdisciplinar
Progressista
Tradicional
Ângela é professora do quinto ano na Escola Estadual Novo Tempo e também no Colégio Professor Tarciso Masetto, uma escola da rede particular da cidade onde mora. Por coincidência as reuniões de planejamento das duas escolas, foram marcadas nos mesmos dias no calendário escolar. Ângela no início tentou se dividir entre as duas escolas, mas como estava impossível, resolveu participar apenas das reuniões da escola particular pedindo a uma amiga da escola pública, que repassasse a ela as decisões tomadas ali.
Quando questionada sobre o motivo de ter realizado essa escolha, alegou que o Colégio Tarciso Masetto era particular, que havia uma exigência muito grande dos pais e alunos e ainda poderia perder o emprego por não ter estabilidade e ser contratada, diferentemente da Escola Estadual Novo Tempo, onde tinha um cargo efetivo.
O comportamento da professora Ângela (fictícia) muitas vezes pode ser presenciado na realidade de nossas escolas. Esse comportamento refere-se a um dos entraves à concretização do PPP.
Assinale dentre as alternativas abaixo a que corresponde ao entrave a que a situação nos remete.
A falta de compromisso ético com a escola pública de boa qualidade, bem como a falta de entusiasmo, esperança e utopia no exercício da docência.
A efemeridade, a falta de densidade e de vínculo nas interações do grupo.
Falta de condições econômicas, físicas e emocionais dos professores para pesquisa, leitura e atualizações.
A dificuldade em manter a coerência entre o sonho e a realidade da escola.
Falta de conhecimento e de consciência clara para a maioria dos educadores sobre a importância e o significado do projeto político pedagógico.
O grupo de professores, profissionais técnico-administrativos, alunos e pais da Escola Salto para o Futuro, entusiasmados com a oportunidade de construir a proposta pedagógica da escola em forma de um projeto político-pedagógico, organizou-se em prol de levantar o ato situacional da escola, realizar um diagnóstico que pudesse descrever a realidade na qual a escola está inserida, tanto sócio-política, econômica, quanto educacional e ocupacional. Para tal, decidiram realizar as seguintes atividades:
(I) reuniões com os pais dos alunos mais fracos para entender o porquê do baixo rendimento a fim de levantar uma proposta para melhorar o índice da escola nas avaliações sistêmicas;
(II) levantamento dos recursos materiais e financeiros; análise do espaço físico da escola; consulta aos dados do IBGE e da prefeitura sobre a situação socioeconômica da comunidade;
(III) visitas ao bairro onde está situada a escola para levantamento da realidade e do pluralismo cultural; reuniões com a comunidade escolar para elencar o que é prioritário para a escola;
(IV) encaminhamento dos dados levantados aos órgãos educacionais centrais, para que eles tomem as providências para prover a escola de recursos que estão faltando; adoção de avaliações específicas para os alunos com baixo rendimento;
(V) criação de um grupo de trabalho responsável por trazer as diferentes concepções de currículo e de aprendizagem; análise dos dados da escola em termos de evasão e repetência; reflexão em torno dos planos de trabalho e planos de ensino de anos anteriores
Dessas atividades, aquelas que estão corretas em razão dos eixos norteadores de construção do projeto político-pedagógico são:
apenas as atividades II, III, IV e V, estão corretas
apenas as atividades descritas nos itens II, III e V, estão corretas
apenas as atividades I e IV, estão corretas
todas as atividades que foram realizadas estão corretas
nenhuma das atividades realizadas estão coerentes com a proposta de construção do projeto político-pedagógico
Dentre os princípios apresentados por Veiga (1997), temos o princípio da liberdade. Assinale dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta o conceito desse princípio.
Possibilidade de acesso e permanência da classe popular na escola.
É algo que se experimenta em situação e esta é uma articulação de limites e possibilidades. É uma experiência de educadores e constrói-se na vivência coletiva, interpessoal.
Ampla participação dos representantes dos diferentes segmentos da escola.
“Habilidade de manejar meios, instrumentos, formas, técnicas, procedimentos diante dos desafios do desenvolvimento”. (DEMO, 1994, p.14)
O significado remete-nos para regras e orientações criadas pelos próprios sujeitos da ação educativa, sem imposições externas.
Nas alternativas abaixo, encontramos o significando dos princípios fundamentais para a elaboração do projeto político-pedagógico e da escola pública, democrática e de qualidade que nos foram apresentados por Veiga (1997). Dentre eles assinale aquele que corresponde ao que significa o princípio da igualdade.
Implica duas dimensões indissociáveis: a formal ou técnica e a política. Uma não está subordinada á outra; cada uma delas tem perspectivas próprias.
Ela exige uma ruptura histórica na prática administrativa da escola, com o enfrentamento das questões de exclusão e reprovação e da não permanência do aluno na sala de aula, o que vem provocando a marginalização das classes populares.
Significa condições de acesso e permanência na escola. Requer mais que a expansão quantitativa de ofertas, requer ampliação do atendimento com simultânea manutenção da qualidade.
Deve ser considerada como liberdade para aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a arte e o saber direcionados para uma intencionalidade definida coletivamente.
Refere-se à melhoria na formação de professores (inicial ou continuada), nas condições de trabalho, como recursos físicos e materiais, número de alunos por turma, remuneração do professor, como elementos indispensáveis à profissionalização do magistério.
Segundo Veiga (1997, p. 22-23) os componentes do projeto político-pedagógico envolvem, pelo menos, sete elementos constitutivos. Dentre as alternativas abaixo coloque V para aquele que pertence a esses 7 elementos e F para aquele que não pertence.
( ) Currículo
( ) Tempo escolar
( ) Avaliação
( ) Processo decisório
( ) Relações de trabalho
A sequência correta está contida na alternativa:
F, F, V, F, F
F, F, V, V, F
V, V, V, V, V
V, V, F, V, V
V, V, V, V, F
Nas alternativas abaixo, trazemos a definição dos pressupostos que norteiam o projeto político-pedagógico. Assinale a alternativa que corresponde à definição de pressupostos filosófico-sociológicos.
Levam em conta que o conhecimento é construído e transformado coletivamente, devendo esse processo pautar-se na socialização e democratização do saber. O conhecimento escolar não é simplesmente uma adequação do conhecimento científico à faixa etária e interesse do aluno, mas é um processo de produção e divulgação de novos conhecimentos que levam em conta todas as suas dimensões.
Item importante na constituição do documento que abrangerá às formas de transmissão e de assimilação e expressará uma dada cultura, não sendo um instrumento neutro.
Corresponde à estrutura administrativa, pedagógica e financeira da escola.
Trata-se de um processo articulador das relações sociais, culturais e educacionais.
É a forma de trazer o conhecimento para a sala de aula e a sala de aula de encontro ao conhecimento. É ter uma concepção de educação com foco na aprendizagem e não apenas no ensino tradicional.
Dando continuidade às nossas reflexões sobre o Projeto Político-Pedagógico como instrumento que contribui para uma gestão democrática, respondam: para que o Projeto Político-Pedagógico possa constituir-se verdadeiramente como instrumento de transformação dessa escola, deverá ser uma:
A falta de compromisso ético com a escola pública de boa qualidade, bem como a falta de entusiasmo, esperança e utopia no exercício da docência.
A efemeridade, a falta de densidade e de vínculo nas interações do grupo.
Falta de condições econômicas, físicas e emocionais dos professores para pesquisa, leitura e atualizações.
A dificuldade em manter a coerência entre o sonho e a realidade da escola.
Falta de conhecimento e de consciência clara para a maioria dos educadores sobre a importância e o significado do projeto político pedagógico.
O grupo de professores, profissionais técnico-administrativos, alunos e pais da Escola Salto para o Futuro, entusiasmados com a oportunidade de construir a proposta pedagógica da escola em forma de um projeto político-pedagógico, organizou-se em prol de levantar o ato situacional da escola, realizar um diagnóstico que pudesse descrever a realidade na qual a escola está inserida, tanto sócio-política, econômica, quanto educacional e ocupacional. Para tal, decidiram realizar as seguintes atividades:
(I) reuniões com os pais dos alunos mais fracos para entender o porquê do baixo rendimento a fim de levantar uma proposta para melhorar o índice da escola nas avaliações sistêmicas;
(II) levantamento dos recursos materiais e financeiros; análise do espaço físico da escola; consulta aos dados do IBGE e da prefeitura sobre a situação socioeconômica da comunidade;
(III) visitas ao bairro onde está situada a escola para levantamento da realidade e do pluralismo cultural; reuniões com a comunidade escolar para elencar o que é prioritário para a escola;
(IV) encaminhamento dos dados levantados aos órgãos educacionais centrais, para que eles tomem as providências para prover a escola de recursos que estão faltando; adoção de avaliações específicas para os alunos com baixo rendimento;
(V) criação de um grupo de trabalho responsável por trazer as diferentes concepções de currículo e de aprendizagem; análise dos dados da escola em termos de evasão e repetência; reflexão em torno dos planos de trabalho e planos de ensino de anos anteriores
Dessas atividades, aquelas que estão corretas em razão dos eixos norteadores de construção do projeto político-pedagógico são:
apenas as atividades II, III, IV e V, estão corretas
apenas as atividades descritas nos itens II, III e V, estão corretas
apenas as atividades I e IV, estão corretas
todas as atividades que foram realizadas estão corretas
nenhuma das atividades realizadas estão coerentes com a proposta de construção do projeto político-pedagógico
Dentre os princípios apresentados por Veiga (1997), temos o princípio da liberdade. Assinale dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta o conceito desse princípio.
Possibilidade de acesso e permanência da classe popular na escola.
É algo que se experimenta em situação e esta é uma articulação de limites e possibilidades. É uma experiência de educadores e constrói-se na vivência coletiva, interpessoal.
Ampla participação dos representantes dos diferentes segmentos da escola.
“Habilidade de manejar meios, instrumentos, formas, técnicas, procedimentos diante dos desafios do desenvolvimento”. (DEMO, 1994, p.14)
O significado remete-nos para regras e orientações criadas pelos próprios sujeitos da ação educativa, sem imposições externas.
Nas alternativas abaixo, encontramos o significando dos princípios fundamentais para a elaboração do projeto político-pedagógico e da escola pública, democrática e de qualidade que nos foram apresentados por Veiga (1997). Dentre eles assinale aquele que corresponde ao que significa o princípio da igualdade.
Implica duas dimensões indissociáveis: a formal ou técnica e a política. Uma não está subordinada á outra; cada uma delas tem perspectivas próprias.
Ela exige uma ruptura histórica na prática administrativa da escola, com o enfrentamento das questões de exclusão e reprovação e da não permanência do aluno na sala de aula, o que vem provocando a marginalização das classes populares.
Significa condições de acesso e permanência na escola. Requer mais que a expansão quantitativa de ofertas, requer ampliação do atendimento com simultânea manutenção da qualidade.
Deve ser considerada como liberdade para aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a arte e o saber direcionados para uma intencionalidade definida coletivamente.
Refere-se à melhoria na formação de professores (inicial ou continuada), nas condições de trabalho, como recursos físicos e materiais, número de alunos por turma, remuneração do professor, como elementos indispensáveis à profissionalização do magistério.
Segundo Veiga (1997, p. 22-23) os componentes do projeto político-pedagógico envolvem, pelo menos, sete elementos constitutivos. Dentre as alternativas abaixo coloque V para aquele que pertence a esses 7 elementos e F para aquele que não pertence.
( ) Currículo
( ) Tempo escolar
( ) Avaliação
( ) Processo decisório
( ) Relações de trabalho
A sequência correta está contida na alternativa:
F, F, V, F, F
F, F, V, V, F
V, V, V, V, V
V, V, F, V, V
V, V, V, V, F
Nas alternativas abaixo, trazemos a definição dos pressupostos que norteiam o projeto político-pedagógico. Assinale a alternativa que corresponde à definição de pressupostos filosófico-sociológicos.
Levam em conta que o conhecimento é construído e transformado coletivamente, devendo esse processo pautar-se na socialização e democratização do saber. O conhecimento escolar não é simplesmente uma adequação do conhecimento científico à faixa etária e interesse do aluno, mas é um processo de produção e divulgação de novos conhecimentos que levam em conta todas as suas dimensões.
Item importante na constituição do documento que abrangerá às formas de transmissão e de assimilação e expressará uma dada cultura, não sendo um instrumento neutro.
Corresponde à estrutura administrativa, pedagógica e financeira da escola.
Trata-se de um processo articulador das relações sociais, culturais e educacionais.
É a forma de trazer o conhecimento para a sala de aula e a sala de aula de encontro ao conhecimento. É ter uma concepção de educação com foco na aprendizagem e não apenas no ensino tradicional.
Dando continuidade às nossas reflexões sobre o Projeto Político-Pedagógico como instrumento que contribui para uma gestão democrática, respondam: para que o Projeto Político-Pedagógico possa constituir-se verdadeiramente como instrumento de transformação dessa escola, deverá ser uma:
apenas as atividades II, III, IV e V, estão corretas
apenas as atividades descritas nos itens II, III e V, estão corretas
apenas as atividades I e IV, estão corretas
todas as atividades que foram realizadas estão corretas
nenhuma das atividades realizadas estão coerentes com a proposta de construção do projeto político-pedagógico
Dentre os princípios apresentados por Veiga (1997), temos o princípio da liberdade. Assinale dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta o conceito desse princípio.
Possibilidade de acesso e permanência da classe popular na escola.
É algo que se experimenta em situação e esta é uma articulação de limites e possibilidades. É uma experiência de educadores e constrói-se na vivência coletiva, interpessoal.
Ampla participação dos representantes dos diferentes segmentos da escola.
“Habilidade de manejar meios, instrumentos, formas, técnicas, procedimentos diante dos desafios do desenvolvimento”. (DEMO, 1994, p.14)
O significado remete-nos para regras e orientações criadas pelos próprios sujeitos da ação educativa, sem imposições externas.
Nas alternativas abaixo, encontramos o significando dos princípios fundamentais para a elaboração do projeto político-pedagógico e da escola pública, democrática e de qualidade que nos foram apresentados por Veiga (1997). Dentre eles assinale aquele que corresponde ao que significa o princípio da igualdade.
Implica duas dimensões indissociáveis: a formal ou técnica e a política. Uma não está subordinada á outra; cada uma delas tem perspectivas próprias.
Ela exige uma ruptura histórica na prática administrativa da escola, com o enfrentamento das questões de exclusão e reprovação e da não permanência do aluno na sala de aula, o que vem provocando a marginalização das classes populares.
Significa condições de acesso e permanência na escola. Requer mais que a expansão quantitativa de ofertas, requer ampliação do atendimento com simultânea manutenção da qualidade.
Deve ser considerada como liberdade para aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a arte e o saber direcionados para uma intencionalidade definida coletivamente.
Refere-se à melhoria na formação de professores (inicial ou continuada), nas condições de trabalho, como recursos físicos e materiais, número de alunos por turma, remuneração do professor, como elementos indispensáveis à profissionalização do magistério.
Segundo Veiga (1997, p. 22-23) os componentes do projeto político-pedagógico envolvem, pelo menos, sete elementos constitutivos. Dentre as alternativas abaixo coloque V para aquele que pertence a esses 7 elementos e F para aquele que não pertence.
( ) Currículo
( ) Tempo escolar
( ) Avaliação
( ) Processo decisório
( ) Relações de trabalho
A sequência correta está contida na alternativa:
F, F, V, F, F
F, F, V, V, F
V, V, V, V, V
V, V, F, V, V
V, V, V, V, F
Nas alternativas abaixo, trazemos a definição dos pressupostos que norteiam o projeto político-pedagógico. Assinale a alternativa que corresponde à definição de pressupostos filosófico-sociológicos.
Levam em conta que o conhecimento é construído e transformado coletivamente, devendo esse processo pautar-se na socialização e democratização do saber. O conhecimento escolar não é simplesmente uma adequação do conhecimento científico à faixa etária e interesse do aluno, mas é um processo de produção e divulgação de novos conhecimentos que levam em conta todas as suas dimensões.
Item importante na constituição do documento que abrangerá às formas de transmissão e de assimilação e expressará uma dada cultura, não sendo um instrumento neutro.
Corresponde à estrutura administrativa, pedagógica e financeira da escola.
Trata-se de um processo articulador das relações sociais, culturais e educacionais.
É a forma de trazer o conhecimento para a sala de aula e a sala de aula de encontro ao conhecimento. É ter uma concepção de educação com foco na aprendizagem e não apenas no ensino tradicional.
Dando continuidade às nossas reflexões sobre o Projeto Político-Pedagógico como instrumento que contribui para uma gestão democrática, respondam: para que o Projeto Político-Pedagógico possa constituir-se verdadeiramente como instrumento de transformação dessa escola, deverá ser uma:
Possibilidade de acesso e permanência da classe popular na escola.
É algo que se experimenta em situação e esta é uma articulação de limites e possibilidades. É uma experiência de educadores e constrói-se na vivência coletiva, interpessoal.
Ampla participação dos representantes dos diferentes segmentos da escola.
“Habilidade de manejar meios, instrumentos, formas, técnicas, procedimentos diante dos desafios do desenvolvimento”. (DEMO, 1994, p.14)
O significado remete-nos para regras e orientações criadas pelos próprios sujeitos da ação educativa, sem imposições externas.
Nas alternativas abaixo, encontramos o significando dos princípios fundamentais para a elaboração do projeto político-pedagógico e da escola pública, democrática e de qualidade que nos foram apresentados por Veiga (1997). Dentre eles assinale aquele que corresponde ao que significa o princípio da igualdade.
Implica duas dimensões indissociáveis: a formal ou técnica e a política. Uma não está subordinada á outra; cada uma delas tem perspectivas próprias.
Ela exige uma ruptura histórica na prática administrativa da escola, com o enfrentamento das questões de exclusão e reprovação e da não permanência do aluno na sala de aula, o que vem provocando a marginalização das classes populares.
Significa condições de acesso e permanência na escola. Requer mais que a expansão quantitativa de ofertas, requer ampliação do atendimento com simultânea manutenção da qualidade.
Deve ser considerada como liberdade para aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a arte e o saber direcionados para uma intencionalidade definida coletivamente.
Refere-se à melhoria na formação de professores (inicial ou continuada), nas condições de trabalho, como recursos físicos e materiais, número de alunos por turma, remuneração do professor, como elementos indispensáveis à profissionalização do magistério.
Segundo Veiga (1997, p. 22-23) os componentes do projeto político-pedagógico envolvem, pelo menos, sete elementos constitutivos. Dentre as alternativas abaixo coloque V para aquele que pertence a esses 7 elementos e F para aquele que não pertence.
( ) Currículo
( ) Tempo escolar
( ) Avaliação
( ) Processo decisório
( ) Relações de trabalho
A sequência correta está contida na alternativa:
F, F, V, F, F
F, F, V, V, F
V, V, V, V, V
V, V, F, V, V
V, V, V, V, F
Nas alternativas abaixo, trazemos a definição dos pressupostos que norteiam o projeto político-pedagógico. Assinale a alternativa que corresponde à definição de pressupostos filosófico-sociológicos.
Levam em conta que o conhecimento é construído e transformado coletivamente, devendo esse processo pautar-se na socialização e democratização do saber. O conhecimento escolar não é simplesmente uma adequação do conhecimento científico à faixa etária e interesse do aluno, mas é um processo de produção e divulgação de novos conhecimentos que levam em conta todas as suas dimensões.
Item importante na constituição do documento que abrangerá às formas de transmissão e de assimilação e expressará uma dada cultura, não sendo um instrumento neutro.
Corresponde à estrutura administrativa, pedagógica e financeira da escola.
Trata-se de um processo articulador das relações sociais, culturais e educacionais.
É a forma de trazer o conhecimento para a sala de aula e a sala de aula de encontro ao conhecimento. É ter uma concepção de educação com foco na aprendizagem e não apenas no ensino tradicional.
Dando continuidade às nossas reflexões sobre o Projeto Político-Pedagógico como instrumento que contribui para uma gestão democrática, respondam: para que o Projeto Político-Pedagógico possa constituir-se verdadeiramente como instrumento de transformação dessa escola, deverá ser uma:
Implica duas dimensões indissociáveis: a formal ou técnica e a política. Uma não está subordinada á outra; cada uma delas tem perspectivas próprias.
Ela exige uma ruptura histórica na prática administrativa da escola, com o enfrentamento das questões de exclusão e reprovação e da não permanência do aluno na sala de aula, o que vem provocando a marginalização das classes populares.
Significa condições de acesso e permanência na escola. Requer mais que a expansão quantitativa de ofertas, requer ampliação do atendimento com simultânea manutenção da qualidade.
Deve ser considerada como liberdade para aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a arte e o saber direcionados para uma intencionalidade definida coletivamente.
Refere-se à melhoria na formação de professores (inicial ou continuada), nas condições de trabalho, como recursos físicos e materiais, número de alunos por turma, remuneração do professor, como elementos indispensáveis à profissionalização do magistério.
Segundo Veiga (1997, p. 22-23) os componentes do projeto político-pedagógico envolvem, pelo menos, sete elementos constitutivos. Dentre as alternativas abaixo coloque V para aquele que pertence a esses 7 elementos e F para aquele que não pertence.
( ) Currículo
( ) Tempo escolar
( ) Avaliação
( ) Processo decisório
( ) Relações de trabalho
A sequência correta está contida na alternativa:
F, F, V, F, F
F, F, V, V, F
V, V, V, V, V
V, V, F, V, V
V, V, V, V, F
Nas alternativas abaixo, trazemos a definição dos pressupostos que norteiam o projeto político-pedagógico. Assinale a alternativa que corresponde à definição de pressupostos filosófico-sociológicos.
Levam em conta que o conhecimento é construído e transformado coletivamente, devendo esse processo pautar-se na socialização e democratização do saber. O conhecimento escolar não é simplesmente uma adequação do conhecimento científico à faixa etária e interesse do aluno, mas é um processo de produção e divulgação de novos conhecimentos que levam em conta todas as suas dimensões.
Item importante na constituição do documento que abrangerá às formas de transmissão e de assimilação e expressará uma dada cultura, não sendo um instrumento neutro.
Corresponde à estrutura administrativa, pedagógica e financeira da escola.
Trata-se de um processo articulador das relações sociais, culturais e educacionais.
É a forma de trazer o conhecimento para a sala de aula e a sala de aula de encontro ao conhecimento. É ter uma concepção de educação com foco na aprendizagem e não apenas no ensino tradicional.
Dando continuidade às nossas reflexões sobre o Projeto Político-Pedagógico como instrumento que contribui para uma gestão democrática, respondam: para que o Projeto Político-Pedagógico possa constituir-se verdadeiramente como instrumento de transformação dessa escola, deverá ser uma:
F, F, V, F, F
F, F, V, V, F
V, V, V, V, V
V, V, F, V, V
V, V, V, V, F
Nas alternativas abaixo, trazemos a definição dos pressupostos que norteiam o projeto político-pedagógico. Assinale a alternativa que corresponde à definição de pressupostos filosófico-sociológicos.
Levam em conta que o conhecimento é construído e transformado coletivamente, devendo esse processo pautar-se na socialização e democratização do saber. O conhecimento escolar não é simplesmente uma adequação do conhecimento científico à faixa etária e interesse do aluno, mas é um processo de produção e divulgação de novos conhecimentos que levam em conta todas as suas dimensões.
Item importante na constituição do documento que abrangerá às formas de transmissão e de assimilação e expressará uma dada cultura, não sendo um instrumento neutro.
Corresponde à estrutura administrativa, pedagógica e financeira da escola.
Trata-se de um processo articulador das relações sociais, culturais e educacionais.
É a forma de trazer o conhecimento para a sala de aula e a sala de aula de encontro ao conhecimento. É ter uma concepção de educação com foco na aprendizagem e não apenas no ensino tradicional.
Dando continuidade às nossas reflexões sobre o Projeto Político-Pedagógico como instrumento que contribui para uma gestão democrática, respondam: para que o Projeto Político-Pedagógico possa constituir-se verdadeiramente como instrumento de transformação dessa escola, deverá ser uma:
Levam em conta que o conhecimento é construído e transformado coletivamente, devendo esse processo pautar-se na socialização e democratização do saber. O conhecimento escolar não é simplesmente uma adequação do conhecimento científico à faixa etária e interesse do aluno, mas é um processo de produção e divulgação de novos conhecimentos que levam em conta todas as suas dimensões.
Item importante na constituição do documento que abrangerá às formas de transmissão e de assimilação e expressará uma dada cultura, não sendo um instrumento neutro.
Corresponde à estrutura administrativa, pedagógica e financeira da escola.
Trata-se de um processo articulador das relações sociais, culturais e educacionais.
É a forma de trazer o conhecimento para a sala de aula e a sala de aula de encontro ao conhecimento. É ter uma concepção de educação com foco na aprendizagem e não apenas no ensino tradicional.